O objetivo do projeto é superar as desigualdades no campo a partir de pesquisa, desenvolvimento, inovação (PD&I) em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) visando ampliar a produção e produtividade dos pequenos e médios produtores.
Please enter subscribe form shortcode
Please enter instagram feed shortcode
Nós somos o Semear Digital, um Centro de Ciência para o Desenvolvimento em Agricultura Digital, uma iniciativa dedicada a acelerar a inclusão social, econômica e digital de pequenos e médios produtores rurais. Focados em superar os gargalos críticos de conectividade no meio rural, desenvolvemos e validamos soluções tecnológicas digitais inovadoras para aumentar a produtividade, reduzir custos e melhorar a competitividade das propriedades. Assim, contribuímos para que a agricultura brasileira mantenha sua capacidade produtiva de forma sustentável.
Nossa proposta de trabalho está estruturada em seis eixos de atuação inter-relacionados. Assim é possível entender as demandas dos pequemos e médios produtores rurais para, então, desenvolver e validar soluções tecnológicas digitais focadas nas necessidades deles.
Distritos Agrotecnológicos (DATs) e Avaliação de Impactos Socioeconômicos: Este eixo estabelece os 10 DATs em todo o Brasil como “laboratórios vivos” para identificar gargalos e demandas locais. Ele é fundamental para a avaliação dos impactos socioeconômicos da adoção das tecnologias digitais.
Conectividade e Dispositivos: Focado na superação dos desafios de conectividade e na melhoria da infraestrutura de sinal de internet para o meio rural. Busca a implantação de dispositivos e soluções para garantir o acesso e a qualidade da comunicação no campo.
Inteligência Artificial e Sensoriamento Remoto: Desenvolve e aplica soluções avançadas de Inteligência Artificial (como o Zapbee/Infobee e Aquicultura Certa) e utiliza Sensoriamento Remoto (imagens de drones e satélites) para gerar informações qualificadas, apoiar a tomada de decisão e realizar mapeamento de áreas produtivas.
Automação e Agricultura de Precisão: Promove a introdução de tecnologias digitais e a automação de processos, com foco em Agricultura de Precisão para otimizar o manejo, reduzir a penosidade e aumentar a eficiência nas pequenas e médias propriedades rurais.
Rastreabilidade e Certificação Digital: Visa desenvolver sistemas de Rastreabilidade e Certificação Digital para os produtos. Essa ação é crucial para mitigar assimetrias de mercado, valorizar a produção sustentável e facilitar o acesso a nichos de mercado mais exigentes.
Comunicação e Parcerias: coordena a Comunicação das ações do Centro para a sociedade e desenvolve Parcerias estratégicas (com empresas, cooperativas, governos e outras instituições) para garantir a sustentabilidade do projeto e a transferência de tecnologia e conhecimento ao produtor.
Luchiari teve uma contribuição decisiva para o Semear Digital, especialmente na implantação do Distrito Agrotecnológico (DAT) de Caconde, ainda na fase piloto do projeto.
A baixa disponibilidade e qualidade dos serviços de conectividade nas áreas rurais é um dos desafios para o fortalecimento da agricultura digital no Brasil. Um desafio que diz respeito não
O Instituto Agronômico (IAC-Apta), instituição parceira do Semear Digital, criou uma base de dados utilizando sensoriamento remoto orbital que quantifica e qualifica os diferentes usos agrícolas da terra em dez
Método inédito não só identifica cultura como diferencia quatro estágios produtivos de lavouras de café. Técnica com uso combinado de algoritmos de aprendizagem de máquina e imagens mistas de dois
Cerca de 50 produtores de amora de Vacaria (RS) participaram, em 8 de outubro, de um encontro do Semear Digital no Distrito Agrotecnológico de Santa Luzia, voltado à fruticultura. O
Projeto Semear Digital abre caminho para a superação de desigualdades no campo Nos dias 13 e 19 de novembro, o AgriZone será palco para o debate da inclusão digital e
Um estudo publicado pela Embrapa, em parceria com o Instituto Agronômico (IAC), apresenta o diagnóstico agroambiental dos municípios que abrigam os Distritos Agrotecnológicos (DAT) do projeto Semear Digital. A análise
O projeto Semear Digital busca desenvolver soluções tecnológicas digitais no campo para ampliar a produção e a produtividade dos pequenos e médios produtores rurais conectando inovação e sustentabilidade. Esse processo
Protótipo desenvolvido por uma parceria entre Semear Digital e a empresa Elsys abre caminho para o uso de soluções digitais no manejo integrado de pragas.
Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das atualizações e publicações.