COP30: AgriZone terá debate sobre inclusão digital e socioprodutiva no setor agropecuário
Projeto Semear Digital abre caminho para a superação de desigualdades no campo
Nos dias 13 e 19 de novembro, o AgriZone será palco para o debate da inclusão digital e socioprodutiva do segmento responsável pela produção de alimentos. As ações de pesquisa, coordenadas pela Embrapa com financiamento da Fapesp, serão abordadas em palestra e em workshop.
O projeto voltado a pequenas e médias propriedades rurais tem em funcionamento dez pilotos em municípios distribuídos pelos biomas do País. Nesses “laboratórios vivos”, as tecnologias emergentes surgem como caminho para a superação de desigualdades no campo, ampliando produção, produtividade e apoiando a gestão da propriedade rural por meio do monitoramento de riscos climáticos.
LECTURE – A AgriZone é o espaço construído pela Embrapa e parceiros em Belém/PA, que durante a COP 30, reunirá tecnologias de baixo carbono, soluções digitais e de cooperação internacional com foco em adaptação, resiliência climática e segurança alimentar.
A Arena instalada no local vai receber a pesquisadora Luciana Alvim Santos Romani, da Embrapa Agricultura Digital, com a palestra Semear Digital: Inclusão Socioprodutiva. A iniciativa pioneira que chamou a atenção de Portugal, França e que começa a ser implantada em países do Cone Sul será detalhada na apresentação agendada para às 14h do dia 13/11.
A coordenadora de parcerias do projeto vai apresentar as ações em desenvolvimento e os resultados já obtidos pelo Centro de Ciências para o Desenvolvimento em Agricultura Digital – Semear Digital. A troca de experiências visa atrair novas parcerias nacionais e internacionais em agricultura digital para o País.
WORKSHOP – A programação do workshop Soluções Digitais para o Desenvolvimento Agroambiental Sustentável, coordenada pela Embrapa Agricultura Digital e Embrapa Amazônia Oriental será realizada, entre 11h e 12h do dia 19/11, na Arena da Agrizone. O evento terá a coordenação do pesquisador Édson Bolfe da Embrapa Agricultura Digital (Campinas, SP) e do analista Michell Costa,da Embrapa Amazônia Oriental (Belém, PA), membros do Semear Digital.
O workshop contará com a participação professores do Instituto Federal e da Universidade Federal do Pará, Universidade Federal do Paraná, startups e da Embrapa abordando temas como o desenvolvimento de APP e inteligência artificial para a área piscicultura, apicultura, fruticultura e área florestal. Também haverá a participação de agricultor amazônico abordando aspectos sobre a importância da diversidade produtiva para a sustentabilidade regional.
1. Serviço
Palestra: Semear Digital: Socio-productive
Inclusion
Date: November 13, 2025
Time: 1:30 p.m. to 2:25 p.m.
Location: Arena – Agrizone – Pavilhão de exposições.
Endereço: Embrapa Amazônia Oriental. Travessa Dr. Enéas Pinheiro Marco C.P 48 – Belém, Pará
Vagas Limitadas: 50 lugares
Coordenação: Embrapa Agricultura Digital e Embrapa Amazônia Oriental
2. Serviço
Workshop: Digital Solutions for Sustainable Agro- Environmental Development
Date: November 19, 2025
Time: 11:00 a.m. to 12:00 p.m.
Location: Arena – Agrizone, Embrapa Amazônia Oriental. Travessa Dr. Enéas Pinheiro Marco C.P 48 – Belém, Pará
Vagas Limitadas: 50 lugares
Coordenação: Embrapa Agricultura Digital e Embrapa Amazônia Oriental
Valéria Cristina Costa (MTb. 15533/SP)
Embrapa Agricultura Digital
Contatos para a imprensa
agricultura-digital.imprensa@embrapa.br


