Semear Digital discute oportunidades de parceria com o Cedra, centro ligado ao Senai-RS
Equipe do projeto Semear Digital realizou uma reunião técnica no dia 12 de dezembro com o objetivo de identificar oportunidades de parceria e desenvolver iniciativas conjuntas entre a Embrapa Agricultura Digital e o Cedra (Center for Embedded Devices and Research in Digital Agriculture). O encontro teve a participação da presidente da Embrapa e líder do Semear Digital, Silvia Massruhá, de membros do projeto e representantes do Cedra, incluindo o cientista-chefe, Carlos Eduardo Pereira, e a pesquisadora Betty Braga Gallo.
O Cedra é um centro de pesquisa do Senai-RS associado à Embrapii, especializado no desenvolvimento de soluções tecnológicas para a agricultura digital com foco em sistemas embarcados, internet das coisas (IoT), inteligência artificial (IA), sensoriamento e automação aplicados ao setor agropecuário.
Durante a reunião técnica, foram discutidas possibilidades de cooperação em pesquisa, desenvolvimento e inovação nas áreas de IA e sensoriamento remoto. Entre os tópicos de destaque, estão linhas de pesquisa voltadas ao monitoramento agrícola utilizando sensores multiespectrais e hiperespectrais, o desenvolvimento de algoritmos para a identificação precoce de doenças e avaliação de condições nutricionais em plantas, bem como soluções voltadas à irrigação inteligente em áreas de produção de frutas e hortaliças.
A expectativa da equipe do Semear Digital é avançar na estruturação de uma parceria entre a Embrapa e o Cedra, com o intuito de fortalecer a integração entre a pesquisa científica e o desenvolvimento tecnológico. Também participaram da reunião técnica, os pesquisadores Édson Bolfe, Jayme Barbedo, Luciana Alvim Romani e Maria Angelica Leite.
Graziella Galinari (MTb 3863/PR)
Contato: agricultura-digital.imprensa@embrapa.br


