
Parceria viabiliza instalação de antenas de comunicação em comunidades rurais
Embrapa, Ministério das Comunicações e Telebras promoveram a melhoria
Entre 26 de maio e 3 de junho de 2025, a Telebras instalou 12 antenas em três Distritos Agrotecnológicos (DATs) de municípios paulistas beneficiários do projeto Semear Digital, que visa à inclusão digital e socioprodutiva de pequenas e médias propriedades rurais. A ação resultou de parceria com o Ministério das Comunicações e a Telebras.
A equipe multidisciplinar do Centro de Ciência para o Desenvolvimento em Agricultura Digital – Semear Digital, coordenado pela Embrapa Agricultura Digital com financiamento da Fapesp, desenvolve as ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação voltados à transformação digital em ambientes de produção denominados DATs. Eles estão distribuídos por dez municípios de diferentes biomas e regiões do País. Saiba mais.
A equipe técnica do Semear Digital identificou no programa Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac), coordenado pelo Ministério das Comunicações e operacionalizado pela Telebras, uma solução aderente aos objetivos do projeto. O objetivo do Gesac é levar internet banda larga gratuita a locais remotos e comunidades em situação de vulnerabilidade.
Alinhamento
“A parceria se justifica pela robustez técnica, cobertura nacional e alinhamento com políticas públicas voltadas à inclusão digital de populações em áreas remotas”, argumenta o pesquisador Jayme Barbedo, da Embrapa Agricultura Digital e coordenador de P&D do Semear Digital.
“Levar internet banda larga gratuita às zonas rurais, onde as grandes operadoras não chegam, é uma das metas do Gesac. A parceria com a Embrapa foi fundamental para identificar os pontos de instalação. Essa conectividade será decisiva para impulsionar o desenvolvimento econômico dessas regiões”, afirmou o ministro Frederico de Siqueira Filho.
“Ao conectar o campo, abrimos oportunidades para educação, inovação, empreendedorismo e cidadania. A Telebras tem compromisso com o Brasil que fica longe dos grandes centros, mas que precisa e merece estar no centro das políticas públicas,” afirma o presidente da Telebras, André Magalhães.
Com uma extensa rede de fibra óptica e o uso do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), a Telebras possui alinhamento com as políticas públicas e compromisso com o desenvolvimento social, o que garante uma execução voltada para o benefício da população, especialmente em escolas, postos de saúde e comunidades indígenas e quilombolas.
Ao longo dos próximos 24 meses, será feito o acompanhamento do funcionamento da infraestrutura instalada, garantindo que os objetivos associados aos recursos de emenda parlamentar sejam de fato alcançados, destaca Barbedo.
O coordenador ressalta que o avanço das tecnologias digitais tem transformado a produção agropecuária, mas ainda existem grandes desafios para sua adoção em áreas rurais. Para apoiar a infraestrutura de conectividade necessária à instalação de novos DATs, diferentes fontes de recursos vêm sendo prospectadas, inclusive emendas parlamentares como a do senador Astronauta Marcos Ponte, que disponibilizou R$ 2 milhões.
“Melhorou 90%”
O modelo de operação do Semear Digital explora a agricultura digital inclusiva em seu potencial de reduzir assimetrias de mercado, atuar no bem-estar social das comunidades, com respeito à cultura local, transformando-se em pilar para o desenvolvimento sustentável dos múltiplos atores das cadeias produtivas envolvidas. Perto de completar 70 anos, a perspectiva da transformação digital deixa o senhor Osmar e a esposa Maria Oliveira, parceira na lida no campo, mais perto de concretizar a sucessão familiar, e, posteriormente, a aposentadoria. O pecuarista contou ter convidado a filha Andreia e o genro Marcelo para assumirem a gestão do negócio. Além de facilitar a vida do trabalhador rural em atividades mais penosas, a conectividade e acesso a aplicativos de suporte à gestão fortalecem o protagonismo de jovens e mulheres de pequenos e médios produtores, viabilizando ganhos de produtividade e qualidade do produto final. A pesquisadora Luciana Romani, coordenadora de parcerias do Semear Digital, acredita que os conhecimentos em agricultura digital podem “encantar” a juventude e estimular a permanência no campo, impactando positivamente na sucessão familiar. As 12 antenas foram instaladas em locais públicos, em sua maioria, visando potencializar o alcance do serviço pelas comunidades de três dos cinco DATs localizados em São Paulo: Alto Alegre, Lagoinha e Jacupiranga. |
Valéria Cristina Costa (MTb. 15533/SP (colaboraram Thayana Vianna e Érico Casarré)
Embrapa Agricultura Digital
Contatos para a imprensa
agricultura-digital.imprensa@embrapa.br