O objetivo do projeto é superar as desigualdades no campo a partir de pesquisa, desenvolvimento, inovação (PD&I) em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) visando ampliar a produção e produtividade dos pequenos e médios produtores.
Please enter subscribe form shortcode
Please enter instagram feed shortcode
A agricultura está no centro dos desafios globais e as tecnologias digitais têm um papel decisivo para um futuro com sustentabilidade e resiliência aos impactos das mudanças climáticas. Incluir pequenos e médios agricultores na transformação digital do campo é fundamental. Ações do projeto Semear Digital, em diálogo com comunidades locais, estão levando soluções digitais para diferentes biomas do Brasil e cadeias produtivas. Essas soluções apoiam o manejo sustentável da produção agroflorestal, o uso racional de insumos e de recursos naturais, a previsão climática e a gestão de riscos, a adoção de sistemas integrados, e o acesso ao mercado de carbono, certificação e novos nichos de consumidores. O Semear Digital está presente na Agrizone, espaço da Embrapa em Belém, durante a COP30.
Data: 13 de Novembro de 2025
Horário: 14h às 14h25
Local: Arena – Agrizone - Pavilhão de exposições
Data: 19 de Novembro de 2025
Horário: 11h às 12h
Local: Auditório 1 – Agrizone
Visite a Agrizone, a Casa da Agricultura Sustentável da Embrapa na COP30, e saiba mais sobre o projeto Semear Digital em exposição no Meliponário. Ali você irá conhecer diferentes espécies de abelhas nativas da Amazônia e tecnologias desenvolvidas pela Embrapa para a região, como ferramentas digitais voltadas para apoiar o manejo das abelhas e do açaí e vitrines virtuais sobre soluções que conciliam produção, conservação florestal e inclusão social.
A Agrizone está localizada na Embrapa Amazônia Oriental, a menos de 2 km da Blue Zone, ambiente de negociação da COP30, em Belém (PA).
Esta plataforma é uma ferramenta inovadora que apresenta uma vasta gama de agrodados de forma integrada e facilitada em um painel de painel de visualização. Os agrodados são dados relacionados à agricultura que varia entre aqueles coletados por sensores no campo e nas imagens de satélite, até dados socioeconômicos. Nosso objetivo é transformar dados heterogêneos e dispersos em informação útil e acessível, capaz de apoiar a tomada de decisão e a gestão de políticas públicas para conectividade, adoção tecnológica, eficiência produtiva e o futuro sustentável do setor agropecuário. A plataforma está na etapa de validação e inicialmente traz informações sobre os dez Distritos Agrotecnológicos (DATs) que compõem o Semear Digital.
A experiência do Semear Digital já está sendo adaptada e replicada em países vizinhos, como Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai, a partir de um piloto em parceria com o Programa de Cooperação Internacional para a Agricultura do Cone Sul (Procisur). O objetivo é compartilhar, para além das fronteiras brasileiras, uma estratégia de inclusão socioprodutiva e digital sustentável, capaz de promover o desenvolvimento econômico, ambiental, social e territorial.
A colaboração e a forte conexão institucional são vitais para alavancar nossa missão de promover a inclusão socioprodutiva e digital de pequenos e médios produtores rurais, com impacto social, econômico e ambiental. Para isso, nos articulamos com diversos atores, incluindo instituições de pesquisa, órgãos governamentais, empresas, organizações não governamentais, cooperativas e associações locais.
Seja parceiro desta iniciativa e ajude a promover um ecossistema de inovação sustentável na agricultura.
Saiba mais
Equipe do projeto Semear Digital realizou uma reunião técnica no dia
Entre os dias 2 e 5, Denis Sautier, pesquisador emérito da
Metas de articulação institucional superadas, acordos firmados com empresas e instituições
Iniciativa tem como objetivo oferecer aos agricultores ferramentas para recomendações de
Um projeto de capacitação está levando a produtores rurais conhecimentos sobre
Soluções para agricultores familiares do arquipélago do Marajó, no Pará, foram
Jacupiranga, localizado no Vale do Ribeira, é um dos dez Distritos
Soluções digitais para o desenvolvimento agro ambiental sustentável foi tema de
Nesta quinta-feira (13/11), a Arena AgriTalks, instalada na AgriZone, abriu espaço
Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das atualizações e publicações.