Homenagem a Ariovaldo Luchiari Júnior, uma vida dedicada à agricultura e à inovação no campo
O projeto Semear Digital presta homenagem ao pesquisador Ariovaldo Luchiari Júnior, da Embrapa, que faleceu na noite de quinta-feira (30), em Campinas (SP). Luchiari teve uma contribuição decisiva para o Semear Digital, especialmente na implantação do Distrito Agrotecnológico (DAT) de Caconde, ainda na fase piloto do projeto. Até este ano, atuava como ponto focal do DAT, dedicando-se intensamente ao trabalho com produtores e pesquisadores locais. Sua presença constante em Caconde, suas viagens de campo e sua visão prática e inovadora foram fundamentais para consolidar o distrito como um exemplo de inclusão digital e socioprodutiva no meio rural.
Engenheiro agrônomo e pesquisador de carreira exemplar, Ariovaldo completaria 50 anos dedicados à Embrapa em março de 2026. Uma trajetória marcada pela contribuição técnica e na gestão em diferentes Unidades, como Embrapa Cerrados, Embrapa Meio Ambiente, Embrapa Pesca e Aquicultura e Embrapa Agricultura Digital, além da Sede..
Foi o primeiro representante da Embrapa no Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), integrou o comitê interministerial da Rio 92 e participou de iniciativas estratégicas, como o Prodecer, programa de cooperação Nipo-Brasileiro voltado ao desenvolvimento agrícola dos Cerrados. Também integrou a primeira equipe do Labex-EUA, atuando em pesquisas pioneiras em Agricultura de Precisão.

Com sua chegada à Embrapa Agricultura Digital, em 2015, Luchiari compreendeu como a transformação digital poderia revolucionar o campo e dedicou-se a garantir que a tecnologia chegasse, de fato, aos agricultores. Foi mentor de diversas startups e inspirou jovens pesquisadores e profissionais a acreditarem no potencial da inovação como motor da sustentabilidade.
Reconhecido dentro e fora da Empresa pelo vasto conhecimento sobre a agricultura brasileira e pela generosidade em compartilhar sua experiência, Ariovaldo Luchiari unia gerações e inspirava colegas com sua paixão pelo trabalho e pela Embrapa.
“Tivemos a honra de contar com a sua valiosa experiência no projeto. Luchiari foi um exemplo de dedicação, profissionalismo e amizade. Fará falta como amigo e como profissional, mas seguiremos motivados pelo seu legado, que permanece vivo”, recordou Luciana Alvim Romani, coordenadora de parcerias do Semear Digital.
Graziella Galinari (MTb 3863/PR)
Embrapa Agricultura Digital
Contatos para a imprensa
agricultura-digital.imprensa@embrapa.br


