O objetivo do projeto é superar as desigualdades no campo a partir de pesquisa, desenvolvimento, inovação (PD&I) em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) visando ampliar a produção e produtividade dos pequenos e médios produtores.
Please enter subscribe form shortcode
Please enter instagram feed shortcode
O avanço no uso de tecnologias digitais é apontado como um dos fatores determinantes para que a agricultura brasileira mantenha sua capacidade produtiva de maneira sustentável, tanto do ponto de vista econômico quanto ambiental e social.
A participação de pequenos e médios produtores rurais nesse processo de transformação no campo é fundamental. Para isso a Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária, e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) lançaram o Centro de Ciência para o Desenvolvimento em Agricultura Digital (CCD-AD/Semear Digital).
Os Centros de Ciência para o Desenvolvimento (CCDs) financiados pela Fapesp atuam em projetos de pesquisa internacionalmente competitivos, que serão executados por equipes de pesquisadores de Institutos, Universidades ou Instituições de Ensino Superior, em parceria com Órgãos de Governo, empresas e organizações não governamentais.
Esta iniciativa visa extrair o máximo impacto, social ou econômico, da pesquisa, voltada para problemas específicos enfrentados pela sociedade.
É neste contexto que surge o projeto Semear Digital, que foca na agricultura digital para aumentar a produtividade e competitividade de pequenos e médios produtores rurais.
Com a aprovação do projeto no final de 2022, começamos a ganhar corpo. Atualmente contamos com uma estrutura robusta e números expressivos.
DATs
Pesquisadores
Bolsistas
Publicações
Cadeias produtivas
Instituições
Parceiros
Unidades da Embrapa
Parte fundamental das nossas ações acontecem nos Distritos Agrotecnológicos (DATs). Os dez DATs espalhados em diferentes regiões do Brasil nos permitem entender as necessidades destes produtores e, assim, desenvolver e adaptar soluções tecnológicas que vão desde a melhoria da conectividade em áreas rurais até a aplicação de tecnologias digitais em processos de produção agropecuária. Essas soluções podem envolver desde aplicações em inteligência artificial e sensoriamento remoto, automação e agricultura de precisão, rastreabilidade e certificação.
Nosso propósito é avançar no conhecimento e gerar soluções que atendam às necessidades de pequenos e médios produtores rurais, de forma a contribuir para reduzir imperfeições de mercado e desigualdades na adoção de tecnologias digitais que sejam capazes de promover ganhos de produtividade e competitividade, redução de custos e aumento da eficiência da produção agrícola.
A Embrapa Agricultura Digital é a instituição sede do Semear Digital, que conta como instituições associadas o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD), a Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" da Universidade de São Paulo (Esalq/USP), o Instituto Agronômico (IAC), o Instituto de Economia Agrícola (IEA), o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) e a Universidade Federal de Lavras (UFLA).
O Semear Digital é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e também recebeu recursos do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).
Além disso, uma rede estratégica de parcerias atua para fortalecer e alavancar nossa missão.
Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das atualizações e publicações.